sexta-feira, 15 de junho de 2012

Perfomance Sombra: Monólogo de um corpo vértice se apresenta no Conexão Dança-Ano IV



Foto: Taciano Brito


Entre os dias 01 e 09 de junho, São Luís recebeu o maior evento de dança contemporânea do Estado. Em sua quarta edição, o Conexão Dança  veio norteado pelo tema: “Para Habitar a Cidade”, propondo uma reflexão sobre a interrelação: corpo, dança e cidade, trazendo, em especial, esse diálogo com a cidade de São Luís que, este ano, comemora 400 anos de fundação. 

Intensificou-se, durante os dez dias do evento, a discussão da produção local e a formação do criador, proporcionando outros rumos e possibilidades para as companhias e artistas do Maranhão.

A perfomance Sombra: Monólogo de um corpo vértice concebido pela Impacto Cia de Artes e seu intérprete Claudio Gomes, compôs a programação do evento. 

A perfomance investiga o universo das pessoas com deficiência visual, examinando a relação entre corpo, estética e visão, aonde busca-se intensificar a dicotomia entre o “sentir de quem vê” e o “sentir do que não vê”, utilizando da repetição de movimentos e uma dança com bases dramatúrgicas, que alimentam os questionamentos desta proposta e das nas tantas intermitências que nos acompanham. 

Há um curioso misto de sentimentos, estranheza e interpretações dúbias dentro desta perfomance, passando por um espectro que faz conexão entre o visível e o invisível.

O processo e o produto dessa experimentação propõe um novo papel para o espectador. A proposição não se materializa somente no que diz respeito ao corpo do artista, mas, também, em relação aos corpos da plateia, trazendo uma intermediação entre o corpo do intérprete em cena e o corpo do outro. Convida a plateia a ver ou “não ver” para, então, conhecer.

As demais informações sobre o evento, podem ser acessadas
 
Escritos sobre o processo criativo deste trabalho, encontram-se na página: sombracorpovertice.blogspot.com, o vídeo-dança pode ser acessado no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=7-WG5XkELF8











Nenhum comentário:

Postar um comentário